Motivos para fazer a sua Orientação Vocacional

Orientação Vocacional, é importante?

Escolher uma carreira ou mudar o rumo da sua vida profissional pode ser um processo bem delicado quando você não sabe ao certo o que fazer. Por isso, pode ser interessante contratar os serviços de um profissional ou empresa especializada para realizar a sua orientação vocacional.

O trabalho do orientador é justamente ajudar a esclarecer algumas dúvidas e questionamentos que estão relacionados a carreira profissional e direcioná-lo com base no seu perfil e suas preferências.

 

Para quem é indicada a Orientação Vocacional?

Pode ser indicada para quem está saindo da escola e está buscando entender qual a profissão mais indicada para o seu perfil na hora de fazer uma prova de vestibular ou Enem.

Outra possibilidade está relacionada às pessoas que se encontram insatisfeitas com a sua atividade profissional e estão buscando ajuda para decidir o que fazer da sua carreira. A orientação vocacional também pode ser usada no momento da aposentadoria permitindo um melhor planejamento nessa fase.

 

Quais são os benefícios da Orientação Vocacional?

Um dos maiores benefícios da orientação vocacional é o desenvolvimento do autoconhecimento, onde é possível perceber o que mais impacta os seus sentimentos. Dessa forma, a pessoa consegue reagir melhor às diversas situações a que fica exposta. Além de valorizar as suas habilidades e competências na busca de uma vocação pessoal e especialmente profissional.

Outro benefício é a possibilidade de esclarecer as dúvidas nas mais diversas áreas de trabalho, além de mostrar todas as dificuldades que podem ser enfrentadas no futuro, deixando-o pronto para enfrentar as adversidades que podem surgir na sua carreira.

A orientação também é uma excelente oportunidade de ouvir e receber acompanhamento de outra pessoa que não possui nenhum envolvimento com o orientado, deixando de lado qualquer carga emocional ou influência em suas decisões.

Por ser um acompanhamento mais focado, solucionando os diversos questionamentos que podem surgir durante o processo, o risco de querer trocar de carreira posteriormente é mínimo, visto que o indivíduo terá mais maturidade e conhecimento sobre aquilo que quer para a sua vida.

A orientação vocacional pode fazer uma grande diferença na escolha da sua carreira. Por isso, não pense duas vezes na hora de investir em um trabalho como esse, onde o seu retorno é garantido!

O Grupo INV Recursos Humanos fica à disposição para orientá-lo nessa etapa importante da sua vida!

Entre em contato conosco.

Comentários desativados.